Blog da Papelaria

Como livrar minha loja do vírus do mau atendimento?

Quando você administra um comércio, seja offline ou online, o atendimento ao cliente está no centro de todas as decisões que você toma.

 

Pode haver muito debate em torno de “o cliente sempre ter razão”, mas uma coisa é certa: você precisa fornecer um bom atendimento para que ele volte a sua loja.

 

Para se destacar da concorrência, é necessário se concentrar em criar uma experiência excepcional, por mais simples que ela seja. 😍

 

O que é um serviço excepcional ao cliente? 

Um serviço excepcional ao cliente é transmitir a sensação de que, por alguns segundos, ele é a pessoa mais importante no momento para você. O segredo está em fazê-lo sentir-se especial e feliz. Afinal, cliente feliz gasta mais dinheiro! Rsrs…

 

Sua equipe é o primeiro ponto de contato com os clientes; portanto é essencial que ela seja composta por excelentes profissionais que não queiram apenas dispensá-lo rapidamente para atender o próximo.

 

Forneça um excelente serviço desde o início

O primeiro impacto é extremamente importante, por isso: 

 

  • receba e cumprimente calorosamente seus clientes logo na entrada da loja;
  • fale de forma adequada, correta e pausada;
  • preste atenção no nome dele e ouça com atenção o que ele diz
  • não interrompa-o no meio de sua fala;
  • entenda muito bem dos produtos e serviços da loja
  • lembre-se de onde as coisas estão localizadas na prateleira (não é legal aquele: “fulana(o) onde ficam os esquadros?”) 🤣
  • nunca apresse os clientes, mesmo que haja pessoas esperando. (neste caso, você pode gentilmente perguntar se pode deixá-lo à vontade para pensar enquanto resolve outra coisa)

Concentre-se no cliente à sua frente

Todos nós já estivemos lá. O telefone está tocando, você pode ter pedidos online para preencher e há uma fila de pessoas que precisam ser registradas. Essa pseudo habilidade de malabarismo é quase que uma exigência quando sua empresa é pequena, mas tome cuidado para não aparentar descaso. 

 

Dito isto, ninguém é mais importante do que o cliente que espera ser atendido em sua loja. Só é preciso alguns clientes irritados para surgerem críticas, reclamações ou pior, o cliente ir embora e falar mal para alguém. Nesta última situação você não tem chance de reação, por isso evite ao máximo que ela ocorra. Há longo prazo isto poderá prejudicar suas vendas.

Coloque a pessoa em espera com cortesia e depois concentre-se em oferecer uma experiência estelar na loja ao cliente que está sendo atendido no momento.

 

Super dica: cuidado para não ser o vendedor chato que de tanto focar, não deixa o consumidor respirar. Às vezes o que ele mais quer é espaço! 🙄

 

Investigações de autoatendimento 

Não se esqueça do serviço automático oferecido por sua empresa. Por exemplo, as seções Ajuda e FAQ do seu site são as melhores áreas para permitir que os clientes tirem dúvidas. Aproveitando, você também pode perguntar no FAQ se as respostas fornecidas foram relevantes, úteis e facilmente disponíveis.

 

🕵️ Investigações de relacionamento

Uma investigação sobre os relacionamentos de atendimento ao cliente é muito mais do que apenas uma soma das partes que o compõem. Ofereça aos seus clientes pesquisas trimestrais ou anuais para investigar aspectos como:

  • seus sentimentos em relação à empresa
  • seus produtos
  • sugestões de novos itens
  • mercadorias que faltaram
  • medir índice de satisfação com o produto/serviço comprado
  • avaliar o atendimento
  • quais as chances de indicar sua marca para outras pessoas

 

Você ainda pode conectar um questionário por meio de um código QR(qr code) na loja ou disponibilizar a boa, velha, porém não obsoleta caixinha de sugestões.

 

Associação de papelarias e afins!

 

E por último, não esqueça de sorrir! O bom humor contagia mais do que qualquer vírus!

 

Gostou deste conteúdo? Ajude a gente! Comente e compartilhe com três amigos(as) que também “mandam bem” em atendimento.

Forte abraço!
Matheus Gabassi

O que achou?

Blog da Papelaria
Menu