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Como fazer Marketing Digital para Papelaria

Olá amigo(a) do blog mais papeleiro do Brasil! Hoje é dia de quebrar paradigmas! Vamos fazer um “overview” sobre como fazer marketing digital para papelaria crescer! Vem comigo?

Para começar… Qualquer negócio só se mantém em crescimento se a inovação for um dos princípios básicos. Trata-se de uma necessidade constante em qualquer empresa de sucesso.

E falando em inovação para papelaria… O marketing digital evolui rapidamente e é preciso evoluir com novas estrategias para atender e superar as expectativas dos clientes.

Com o conhecimento apropriado, sua papelaria/empresa pode tirar proveito da internet. Todos podem crescer e por isso listamos aqui três coisas muito importantes para serem compreendidas por qualquer empresário ou empreendedor:

  • Tecnologia da Empresa
  • Necessidade do Cliente
  • Capacitação Pessoal

 

Tecnologia da Empresa

Neste final de semana fiz um review sobre todo o avanço tecnológico da humanidade. Desde quando descobrimos o fogo e a roda, até a nano tecnologia, inteligência artificial e outras coisas incríveis que ainda estão por vir.

Quando falamos de empresas tecnológicas não nos referimos a empresas de TI, robótica etc… Até uma granja ou feira livre possuem suas tecnologias.

 

Você sabe o que é tecnologia?

tecnologiaTecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir de tal conhecimento. Wikipédia

 

Na televisão vemos claramente as grandes corporações fazendo propaganda de seus programas de inteligência artificial, mais claramente vemos os casos dos bancos e empresa de telecomunicações e internet.

Ao navegar pela internet percebemos como algumas marcas identificam nosso perfil e nos bombardeiam com conteúdos e propagandas. É o advento do marketing digital estratégico.

Seriam tantos os sub-tópicos que poderíamos abordar aqui, mas iremos focar na Inteligência artificial, na automação de marketing e no e-commerce. São os assuntos mais relevantes do momento quando se fala de uma empresa tecnológica.

 

A inteligência artificial

A AI (artificial intelligence) ou em português IA (inteligência artificial) já é uma realidade e irá ganhar mercado nos próximos anos.

Empresas que desenvolvem esta tecnologia tem grande potencial de crescimento e corporações que fizerem o uso terão vantagens estratégicas de otimização de tempo e recursos financeiros.

Já é fato que nos serviços essenciais para a população, as máquinas vem substituindo os humanos e não é de hoje! Cobradores de dívidas, departamentos inteiros de telemarketing e os processos fabris e manuais são todos controlados por robôs e softwares inteligentes.

As máquinas erram menos, trabalham mais, não se cansam, nem ficam doentes ou geram processos trabalhistas.

As notícias de carros autônomos com motoristas digitais, sistemas de segurança avançados e outros luxos causam pavores as montadoras tradicionais de veículos. Empresas como a Tesla em um futuro próximo, poderão ser nossa referência de automóveis.

Até os vendedores que se cuidem, porque a inteligência artificial vem aí e a cada dia está mais inteligente e humanizada.

E não se trata só de tecnologia, em alguns lugares do mundo a cultura do auto atendimento e do respeito ao do que é dos outros é tão forte que, alguns lojistas se arriscam a apenas precificar a loja e deixar que os consumidores façam suas compras sozinhos!

Será que temos educação suficiente para tentar implantar isto no Brasil? Fica o pensamento… 🤔

 

Enfim… Vemos robôs solucionando problemas em chats e por aí vai… Isso tudo é só o começo! Vamos torcer para não virar um filme do Exterminador do Futuro! 🤖

 

Exterminador do Futuro

Hasta la vista, baby!

 

Estamos a beira da quarta revolução industrial que mudará o mundo drasticamente e a forma como fazemos as coisas, porém não mudará nossa essência.

Amor, indiferença, gratidão, murmuração e outros tipos de sentimentos que fazem parte do nosso ser desde que o homem foi inventado e teve seu sistema operacional corrompido, continuaram existindo, mesmo quando fundirmos nossos corpos com implantes cibernéticos.

 

Automação de marketing

A automação de marketing digital para papelaria também é um advento desta última década. Foi criada em 2008 e hoje está presente desde o disparo de e-mails até a produção de alguns tipos de conteúdos.

É surpreendente como uma empresa pode avançar com marketing digital automatizado na internet. Porém requer capacitação humana para configurar, criar conteúdo revelante, propaganda boa e manter a estrutura fluindo bem.

Um bom exemplo é pensar em um funil, veja como funciona na imagem abaixo:

 

Funil de Venda Digital - Inbound marketing

Este é o modelo que utilizo com meus clientes para criar estratégias de marketing digital. Explanando de forma rápida e didática…

 

ATRAIR – Google Adwords, produção de conteúdo(site, blog, e-book, Youtube), mídias sociais

CONVERTER – Email marketing, formulários, pop-ups e landing pages (páginas especificas com o objetivo de gerar algum tipo de conversão, por exemplo capturar um contato)

RELACIONAR
– Nutrir com outros conteúdos, catálogos digitais, interagir nas redes sociais, chats, webinars, palestras, eventos

VENDER
– Reuniões on-line/off-line, gerar propostas, negociar pra fechar (não deixar o peixe escapar da rede) 🐟🐟🐟

CLIENTES
– Nunca parar de conquistar o cliente

 

Isso tudo é muito barato perto de altos investimentos que são necessários para poder impactar o mesmo público off-line. E quanto ao alcance do on-line, isso nem se discute!

Outra vantagem do marketing digital é que com ele conseguimos medir a relação do retorno sobre o investimento com muito mais eficácia, além da facilidade para segmentar o perfil ideal de cliente que a empresa deseja ter.

Se precisar de uma ajudinha na sua loja pode procurar a gente! Deixo a dica: quem é associado da Brasil Escolar tem descontos!

 

Brasinks

 

E-commerce 🛒

O e-commerce (comércio eletrônico) vem crescendo e cada vez mais se tornando um hábito na vida das pessoas.

Pensar em um negócio só off-line nos dias atuais soa até arcaico, ou você é 100% digital ou possuí um braço físico, mas os negócios puramente off-line estão sumindo e/ou deixarão de serem o “carro chefe” em quase todos os tipos de mercados existentes, inclusive no mercado de papelaria! Atenção aqui. Talvez seja mudar ou morrer!

Podem anotar ou melhor digitar (rsrs), não rogamos praga, é um fato matemático e mercadológico!

Se pretende empreender uma loja, já nasça com uma ideia sólida para o digital. Sempre pensando em como vender através da internet, para os clientes que não estão no seu bairro.

Quer visualizar melhor como funcionaria uma loja virtual para você e ganhar dinheiro através da internet? Fique à vontade pra falar com a gente!

 

Necessidade do cliente

Sim, este tema nunca sai de moda. Empresas que não pensam nisso, são empresas sem propósito. E a causa é mais forte que a circunstância. É A CAUSA que nos mantém de pé!

 

Pense como resolver os problemas 

Nem sempre o produto ideal para você é ideal para o seu futuro cliente. Planeje e expanda sua empresa de acordo com as necessidades dos clientes.

A partir do momento que você parar de resolver os problemas do cliente, ele não terá mais motivos investir dinheiro na sua empresa.

Esteja em alerta em tudo que acontece na sua cidade, no mundo, no mercado, como as pessoas tem reagido, a forma como as pessoas compram e o que elas esperam.

 

Simplicidade na hora da inovação

Para ser atual é preciso inovar, porém não significa que isso precisa ser complexo. Ao contrário disso… O que as pessoas querem são as formas mais simples de resolverem seus problemas.

Pensando em software por exemplo, muitas pessoas preferem o que faz menos coisas, mas é mais fácil de mexer. Todos os públicos entendem o que tua empresa faz, o que seus produtos resolvem e como eles fazem isso? Quanto mais fácil, simples e direto ao ponto melhor.

 

Quanto mais informação o cliente possuir melhor, ele não irá fugir por isso, ma irá embora se você não tirar as dúvidas dele!
O melhor remédio é aquele que elimina a dor mais rápido e no mundo dos negócios funciona da mesma forma!

 

Atenda bem o cliente mesmo se a intenção dele for curiosidade, mas não perca a objetividade. Quando ele estiver pronto para comprar, lembrará de quem o atendeu bem.

Tenha coragem de mudar sua papelaria caso precise. As vezes é preciso dar 2 passos para trás pra pegar impulso e pular o abismo que está na sua frente.

 

Capacitação Pessoal

Valorize e invista em sua equipe. Faça com que todos engajem e participem ativamente dos resultados. Compartilhe conhecimento, só assim uma empresa se torna mais produtiva.

Um elenco muito grande, mas sem bons jogadores não vence partidas. 

Um aulão de marketing digital pode abrir a mente dos sócios e diretores. Você pode contratar uma empresa para fazer isso, mesmo que não tenha a intenção de firmar um contrato recorrente de marketing digital com ela.

Se precisar podemos te ajudar com isto também. Uma boa e nutritiva palestra de marketing digital pode levantar uma loja, acredite! E se quiser desconto é só falar com a Brasil Escolar! A primeira e maior associação de papelarias do país!

 

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