Blog da Papelaria – O blog mais Escolar do Brasil

Blog da Papelaria

Nunca é tarde para aprender algo novo!

8 Ações para não perder dinheiro no Carnaval

Dinheiro no Carnaval

Alguns dizem que o ano só começa depois do carnaval. Infelizmente é o pensamento de muitas pessoas, como se depois do carnaval fosse ativado um botão “agora é pra valer!”.

 

Carnaval chegando… Querendo ou não, o Brasil dá aquela parada. 😕 Se você é como eu que começou o ano a todo vapor, não está nem um pouco preocupado(a) com a folia, mas com a “ordem e progresso”, vide bandeira nacional.

Sabemos que quase todos os comércios fecham e ninguém vende ou compra nada durante o carnaval, porém isso não é pretexto para ficar parado(a) vendo desfiles de escolas de samba na televisão.

Vamos ganhar tempo pra ganhar dinheiro! Como diria o ditado do “Tio Sam”: time is money!

 

Existem pontos que precisam da atenção de qualquer profissional, mas muitas vezes são negligenciados com a famosa desculpa: não tenho tempo para isso agora.

Mas já que teremos tempo de sobra durante o feriado e também já sabemos que tempo é dinheiro, trago hoje para você caro(a) amigo(a) de papelaria, escritório e informática as 7 ações para Não Perder Dinheiro no Carnaval.

 

1 – Organizar a Empresa

Empresa bagunçada é empresa improdutiva. Aproveite a pausa para organizar as coisas. Não só fisicamente como gavetas, mas também as pastas e a área de trabalho de seu computador.

Precisamos ter acesso rápido e fácil as informações do dia a dia. Quanto tempo você perde apenas procurando onde estão as coisas?

Aproveite também para revisar sua rotina diária e os processos da empresa:

gestão;
finanças;
fiscal;
marketing;
e comercial.

 

2 – Limpar a caixa de entrada de e-mails

Quem nunca acumulou e-mails e precisou tirar um dia quase que/ou inteiro para responder e limpar a caixa de entrada? Ainda mais nos dias de hoje que recebemos tantos e-mails de tudo quanto é lugar e pessoa!

Pois bem… Durante o carnaval você pode fazer isso sem pressa, só não vale se descadastrar da nossa lista aqui do Blog da Papelaria, ok!? Hehe…

O Blog da Papelaria respeita sua caixa de entrada, não lotamos o e-mail de ninguém! 😊

3 – Revisão de Preços

Precificar não é etiquetar produtos e prateleiras ou alimentar dados em um sistema. Preço faz parte dos 4ps de Marketing. Preço é estratégia. Aproveite os dias do carnaval para rever a precificação do seu negócio!

 

Brasinks

 

4 – Materiais Institucionais e Promocionais

O carnaval é com certeza uma boa oportunidade para priorizar o que muitos gestores acabam deixando sempre em segundo plano. A propaganda é alma do negócio. Como estão seus materiais de apresentação?

Algumas empresas veiculam até informações erradas, só para não ter que gastar… É lamentável este tipo de comportamento para um gestor(a) do século XXI. Atualmente em qualquer tipo de mercado se tem muita concorrência e a imagem da sua empresa deveria ser sempre prioridade!

Materiais impressos

  • Folders
  • Flyers
  • Catálogos
  • Cartões
  • Pastas

Apresentações digitais

  • E-mail marketing
  • Anúncios no Google
  • Artes nas Redes Sociais
  • Apresentações rápidas via Whatsapp
  • Site da empresa

 

5 – Fazer Cursos Rápidos

Informação nunca é demais e quanto mais conhecimentos temos, melhores pessoas e profissionais nos tornamos. E a sociedade valoriza e o mercado paga por gente competente.

A pausa do feriado é perfeita para realizar um curso on-line rápido, assim você volta do carnaval mais capacitado e motivado para conquistar seus objetivos!

 

Dobrando o Faturamento

 

6- Reavaliar o Mix de Produtos

Aproveite o carnaval para rever o mix de produtos de sua empresa. Quer seja fabricante, distribuidor ou varejo.

Nenhum produto/serviço se mantém no topo pra sempre e as vezes a melhor decisão é descontinuar, lembrando que a inovação deve fazer parte dos princípios de qualquer empresa de sucesso.

Matriz BCG

Uma excelente ferramenta para ajudar a pensar sobre o mix de produtos é a boa e velha Matriz BCG. Completa e famosa, ela é super indicada para a gestão de marketing de qualquer empresa.

Trata-se, basicamente, de uma matriz “2 por 2” que serve para analisar o portfólio dos produtos, levando em conta principalmente o ciclo de vida de determinado produto.

 

A Matriz BCG é uma ferramenta antiga, porém não obsoleta!
A Matriz BCG é uma ferramenta antiga, porém não obsoleta!

 

Todo produto ou serviço passa por este ciclo. O segredo é estar antenado(a) as tendências de mercado e manter a empresa com foco na inovação, incentivando a criatividade!

 

Neste gráfico fica mais fácil de visualizar como funciona a matriz na prática!
Neste gráfico fica mais fácil de visualizar como funciona a matriz na prática!

 

Se desejar que escrevamos um artigo específico sobre Matriz BCG e outras ferramentas estratégicas, deixe nos comentários seu pedido, será um prazer atender! 😉

 

7 – Metas Comerciais e Objetivos

A pausa também é hora oportuna para reavaliar metas comerciais e o que é necessário fazer para que elas sejam alcançadas.

Fica a dica de leitura de outro artigo recente: 7 Técnicas de Vendas para Dobrar o Faturamento

 

8 – Avaliar a Concorrência

Como diz outro ditado popular: um olho no peixe e o outro no gato! 🐟👀🐱

A pausa do carnaval é um momento oportuno para verificar o que a concorrência tem feito, entrar no site, pesquisar na internet e fazer benchmarking (comparação, avaliação).

Não busque informações somente sobre a concorrência, mas também sobre possíveis aliados estratégicos para sua loja e empresa!

Prometo escrever um artigo com esta temática: Concorrente ou Suplente. Como Transformar o Concorrente em Parceiro! Pode cobrar!

Não esqueça de deixar seu comentário abaixo, é super valioso para nós! Ficamos felizes e sempre respondemos! 😁

 

Brasil Escolar

Parceira oficial:

Compartilhe:

Você pode curtir
SEJA meMBRO REDATOR

Blogue.

Populares

what you need to know

in your inbox every morning