Blog da Papelaria

Como Organizar sua Mente para Trabalhar Melhor

Este artigo tem por objetivo fazer uma limpeza em sua mente. Calma, não iremos apagar nada dela, não é uma lavagem cerebral! (rsrs) O intuito é te ajudar a organizá-la.

Nos dias de hoje são tantas informações que ficamos muitas vezes que nem “barata tonta” e entediados. Não é mesmo? Entediados principalmente no sentido de se manter em inércia. Costumo dizer que…

Tanto a falta como o excesso de opções nos deixam inertes.

Pois bem… Coloquemos os “pingos nos is”!

 

Limpar Sua Mente

Nosso corpo é uma máquina, a mais perfeita e inteligente de todas. Pense como um computador. Nosso cérebro é o processador. A memória é a nossa capacidade de gerenciar várias atividades ao mesmo tempo e nosso conhecimento representa o HD(hard disk), onde armazenamos as informações durante a vida.

De tempos em tempos precisamos fazer uma faxina, “limpar o cache” da memória e deletar alguns arquivos, ou seja, limpar a mente. Faz sentido pra você?

É para isso por exemplo que servem as férias. Não é só para descansar a carcaça, mas também a cabeça! Faz quanto tempo que você não tira umas? Rsrs…

Bom, se você não pode tirar férias agora, pelo menos durante o dia precisa dar algumas pausas e fechar as abas abertas no pensamento como se fossem janelas abertas no navegador da internet.

 

Continuando o comparativo…

Assim como o computador, a cabeça precisa de refrigeração para rodar bem. Não é a toa que existem aquelas famosas expressões: estou de cabeça quente; estou de cabeça cheia.

Renato Dantas que é professor e palestrante sobre assuntos relacionados ao estudo da mente, liderança e produtividade diz que: – Toda ação precede um pensamento.

Baseado neste raciocínio concluímos que uma mente limpa e organizada, produz mais e trabalhar melhor.

 

Liderando sua mente

 

Pequenas pausas durante o trabalho

Para quem trabalha com computador é fundamental realizar pequenas pausas. A posição de ficar sentado em frente uma tela comprime as artérias que fornecem oxigênio aos nervos do pescoço e dos ombros, além de tensionar a clavícula, a primeira costela e outros tendões.

Se não bastasse o cansaço muscular, o cansaço ocular também é um fator que merece atenção. Aderir a pequenas pausas de 5 a 15 minutos a cada uma hora contínua de trabalho concentrado, pode aliviar dores e limpar a sua mente para executar mais.

Importante salientar que pausa é pausa, não é ir tomar um café com algum colega de trabalho e ficar falando de trabalho durante a pausa.

Faça literalmente uma esvaziamento da mente durante estes minutos. Garanto que desta forma você será mais produtivo e se sentirá menos cansado.

Cada um pode definir suas pausas conforme se sentir melhor. No entanto, não se esqueça que as pausas não são acumulativas, ou seja, trabalhar por 2 horas seguidas e fazer uma pausa de 20 minutos não é a mesma coisa que fazer uma pausa de 10 minutos de hora em hora. A recuperação da fadiga não é acumulável.

 

Organizar Visão, Metas e Objetivos

Ter visão é saber onde se quer chegar, mas sem objetivos a visão vira apenas um sonho distante. Objetivos são frações da visão e metas são as tarefas especificas para alcançar os objetivos.

Quando se tem algo muito grande ou difícil pra fazer, ao fracionar o trabalho, ele fica mais palpável de ser concretizado.

Podemos dividir isto de forma temporal. A visão seria o longo prazo, no médio prazo teríamos os objetivos e as metas as ações de curto prazo. A meta seria o tijolinho de cada dia.

Exemplo: 

Visão (longo prazo) – Ser a marca de etiquetas(coloque seu ramo de atividade aqui) mais lembrada e conceituada do mercado.

Objetivo (médio prazo) – Investir em marketing digital constantemente.

Metas (curto prazo)

  • Repaginar o site e produzir conteúdo no blog da empresa
  • Disparar e-mail marketing para o público-alvo
  • Integrar os conteúdos com as redes sociais e anunciar
  • Investir em anúncios em sites especializados do mercado durante 1 ano

Brasinks

 

Autorreflexão e Autodisciplina

Autorreflexão

Sabemos que o sucesso acompanha o conhecimento. O saber soluciona, e a solução quanto mais efetiva mais agrega valor. Um profissional é valorizado por aquilo que ele sabe resolver. Pelo que ele faz e a forma como faz!

Por isso é importante estar sempre em processo de autoconhecimento e de aquisição de novos conhecimentos. Estude pelo prazer do saber. Esta é a melhor motivação.

A evolução do Homem passa, necessariamente, pela busca do conhecimento. - Sun Tzu 

 

Autodisciplina

Sem disciplina não conseguimos evoluir. Um vendedor, um músico, um jogador de futebol… Todo precisam treinar, ou seja, praticar, praticar e praticar.

 

Sem disciplina o ser humano não evolui, apenas soa como um eco que bate e volta sempre para o mesmo lugar.

 

Ter uma rotina de trabalho eficiente te faz mais produtivo. O melhor dia de trabalho é aquele que começa no dia anterior.

Planeje no final de cada dia o que é importante e o que é urgente para o dia seguinte. Liste todas as atividades inadiáveis e antecipe o máximo de atividades que conseguir.

 

Uma boa maneira de se disciplinar:

  • Acorde cedo;
  • Leia os e-mails;
  • Foque 70% no que é urgente até a hora do almoço e 30% naquilo que é importante;
  • Depois do almoço, divida o seu tempo em 70% para o que é importante e 30% para o que é urgente;
  • Faça um checklist do que realizou e celebre;
  • Planeje o dia seguinte.

Urgente é tudo aquilo que era importante ontem e você adiou em resolver.

 

Outras dicas uteis para você ter mais disciplina no trabalho:
  • Tenha uma agenda na nuvem como o Google Agenda ou outro serviço que mais lhe agrade.
  • Cuidado com reuniões desnecessárias. Seja mais objetivo.
  • Cronometre suas atividades.
  • Reserve pequenos intervalos para refrigerar o corpo e a mente.
  • Se alimente bem e cuidado com almoços de difícil digestão e muitos carboidratos. Estes excessos te deixarão lento no período da tarde.
  • Beba bastante água para literalmente fluir mais.
  • Procure não se estressar mesmo em situações adversas. O stress produz um hormônio chamado cortisol. Este hormônio eleva a acidez no organismo somando diversos males para a saúde, inclusive a depressão!

Decisões certas no trabalho

Se tomar as decisões certas não fosse algo tão importante, não existiriam cargos muito bem remunerados para isto. Inclusive na vida pessoal uma decisão errada pode custar muito caro!

Melhor pagar um preço alto para decidir com segurança, do que pagar o prejuízo de um decisão errada.

É como estudar… Se você acha caro estudar, experimente não estudar pra ver!

O Portal Administração possui um gráfico muito interessante sobre processos decisórios, veja abaixo:

 

Processo de Decisão

 

Para tomar uma decisão sábia, o primeiro passo é identificar quando precisamos tomar uma decisão!

O segundo passo e para mim o mais difícil é: equilibrar a assertividade com a velocidade da decisão.

Sabemos que muitas vezes o mais rápido é o que vence e que tempo é dinheiro, mas é inteligente ponderar que um processo mal fundamentado, pode ser um peça enferrujada na engrenagem do negócio.

Equilibrar estes dois lados da balança: Assertividade X Velocidade, é a chave da gestão estratégica.

 

Tipo de liderança

Existem pessoas que possuem talento para planejar, mas tendem a procrastinar por isso. Já outras pessoas são lideres muito ágeis, mas as vezes se precipitam e por isso arcam com seus erros.

Que tipo de líder você é? Voltando ao tópico anterior… Se conhecer é fundamental para ser mais produtivo, potencialize os pontos fortes e minimize os pontos fracos.

Este assunto não serve só para quem ocupa um cargo de liderança. Independentemente de hierarquia, temos que aprender a liderar nós mesmos!

 

ZNK Propaganda - Faz Acontecer

Ferramentas de tomada de decisão

Falando em pontos fortes e fracos, existem ferramentas muitos uteis para te ajudar em um processo de decisão. Entre elas podemos listar:

 

Análise Swot

A clássica Análise Swot

Análise SWOT é uma abreviação das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente. Em português, é chamada de “análise FOFA

 

Matriz BCG

A Matriz BCG é uma ferramenta antiga, porém não obsoleta!

A Matriz BCG foi desenvolvida para análise de carteiras de produtos ou serviços de uma empresa e também para análise de unidades de negócios de grandes corporações.

 

CRM

Ciclo CRM - Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente

Customer Relationship Management é um termo em inglês que pode ser traduzido para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Foi criado para definir toda uma classe de sistemas de informações ou ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente.

 

ERP

Planejamento de Recurso Empresarias ou planeamento de recurso corporativo é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional e sob a perspectiva sistêmica.

 

Benchmarking

Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.

 

Resumindo…

Existem diversas ferramentas que te ajudam a tomar as melhores decisões para o seu negócio e para a vida, mas como frisamos… O mais difícil é equilibrar a assertividade com o tempo. Boas decisões pra você!

Estado De Espírito e Saúde Inabalável

Tem gente que acha isso “baboseira”, mas não é! Estar bem fisicamente e espiritualmente é fundamental para trabalhar em alta performance.

Não adianta ganhar dinheiro e depois ter que gastá-lo todo com remédios e médicos. Entenda que o seu corpo é uma empresa que também precisa ser cuidada. Seus órgãos são seus colaboradores.

Se exercite, descanse e relaxe. Este tempo pra cuidar da saúde não pode ser negligenciado dentro do teu planejamento diário. Viva uma vida equilibrada em todas as áreas para ser mais feliz.

Elimine os dilemas

Você já ouviu falar daquele ditado popular que casa dividida não prospera? É necessário estar pleno no que acredita, no que irá fazer e como fazer.

Dilemas consomem nossas energias e nos impedem de avançar! Não falamos de religião, cada um tem a sua. Mas, leve uma viva de paz. Busque primeiro estar em paz e as demais coisas serão acrescentadas!

 

Veredito!

Agora que você está munido(a) destas informações, se organize e vamos trabalhar que o Brasil não pode parar! Ele conta com você pra crescer. Não coloque a culpa em ninguém. Apenas faça o seu melhor.

Nós, juntamente com a Brasil Escolar, acreditamos que a educação acelera a nação! Venha conosco mudar, mesmo que “”devagarinho” o Brasil!

 

Forte abraço do amigo,

 

Brasil Escolar

 

O que achou?

Blog da Papelaria
Menu