Blog da Papelaria

4 Dicas para equilibrar as finanças da papelaria durante a pandemia

 

A pandemia afetou financeiramente diversos mercados, principalmente o mercado de papelaria. É muito triste ver uma loja de anos fechando. Não quero que isto aconteça com você, por isso listamos algumas dicas de finanças da papelaria afim de lhe ajudar neste momento delicado.

 

1 – Prevenir é melhor do que remediar

Quem não conhece este jargão popular? Talvez seja um dos Top 10 mais populares do Brasil. Mas, sabemos bem que é a mais pura verdade. Quem tinha algum caixa antes da pandemia, passou 2020 com mais tranquilidade. Agora as lojas de papelaria que precisavam faturar para pagar folha, aluguel e compras parceladas, ou faliram ou estão “bem apertadas”.

Aliviar o custo fixo

Por isso, para ti ajudar a aliviar este sufoco, trazemos uma dica fundamental para equilibrar as finanças da papelaria novamente: descarte o descartável. Enxugue o custo fixo, mas sem eliminar o essencial.

Cada um de nós sabe bem o que é e o que não é importante de manter na loja. Agora, espero que você não corte o marketing logo de cara, afinal, utilizando outro jargão: quem não é visto, não é lembrado.

Capital Humano

Se você não tem capital de giro e/ou aquela reserva emergencial, corte o que puder, mas não saia demitindo funcionários para evitar inadimplência com fornecedores. O não pagamento de contas fixas da loja como água, luz, internet e telefone por exemplo, “aguentam” um ou dois meses, mas pessoas não podem ser trocadas facilmente.

Isto não é como uma reposição de estoque! Pense nisso: o capital humano é o maior patrimônio de uma empresa.

 

2 – Planejar as compras

Para evitar estoque parado por muito tempo, planejar as compras é fundamental. Reveja o mix de produtos da sua loja. Simplifique o processo de compras. Ao centraliza-las você ganha tempo e consegue alguma economia.

Para facilitar o processo de compras que é tão importante em qualquer loja de varejo, recomendamos que conheça a Brasil Escolar, parceira de primeira linha aqui do Blog da Papelaria.

Este ano de 2021 eles estão com uma campanha super legal para vacinar sua loja contra crise. Veja o vídeo abaixo e o link para o site está na descrição. Caso prefira, nós aqui do próprio Blog da Papelaria podemos ajudá-lo a conhecer e se integrar a Brasil Escolar. É só enviar um Whatsapp direto para mim, clicando aqui!

 

www.brasilescolar.com.br

Produção do vídeo: ZNK Marketing

3 – Negociar com fornecedores

Não queremos que a inadimplência cresça no Brasil e muito menos que a fama de mal pagadores chegue em nossa classe das papelarias. Sempre fomos zelosos em honrar compromissos e assim continuaremos! Mas, pedir uma “forcinha” para fornecedores, com um prazo um pouco mais flexível por exemplo, é totalmente viável neste momento.

Esta medida pode aliviar um pouco a conta, ou lhe dar tempo para organizar as finanças da papelaria.

 

4 – Revezamento do quadro de funcionários

Devido a limitação de pessoas dentro de ambientes fechados, o  fluxo de clientes no interior da loja diminuiu também. Existe a possibilidade de reduzir a quantidade de funcionários trabalhando diariamente ou carga horária dos mesmos por um período. Veja que não estamos incentivamos demissões! O quadro de colaboradores deve ser preservado.

Sabendo administrar isso e os outros pontos, você conseguirá reduzir alguns custos de forma emergencial e se reorganizar.

 

Abraço!

 

O que achou?

Blog da Papelaria
Menu