Blog da Papelaria

Entrevista com Matheus Gabassi, autor do Blog da Papelaria para a Revista da Papelaria

Segue a entrevista completa que demos para a Revista da Papelaria, edição 267

Matheus Gabassi é CEO da ZNK Marketing, autor do Blog da Papelaria e consultor da Brasil Escolar. Publicitário especializado em marketing digital, e-commerce e design de marcas. Ele realiza assessoria de marketing para empresas de diversos mercados, nacionais e internacionais.

Segue a entrevista…

Quais os desafios que o setor de papelaria sofre hoje?

Um grande desafio de hoje em dia, senão o maior de todos para setor de papelaria é: transitar entre o varejo tradicional (off-line) e o mercado do e-commerce (on-line). Muitos lojistas, por medo do desconhecido adiam esta ação tão necessária. Os empresários insistem em tentar vender mais em seu m² e não percebem a saturação e a limitação em vendas da loja física.

Hoje em dia, quem não vende pela internet com certeza está perdendo dinheiro. E em pouco tempo quem não se adaptar a esta realidade, poderá deixar de existir. Vivemos um período de divisão de águas. A pandemia do COVID-19 acelerou a mudança no comportamento do consumidor. Quem nunca comprou on-line se viu quase que obrigado a experimentar, e quem já comprava, reforçou o hábito.

 

Como foi o apoio da associação ao setor de papelaria durante a pandemia?

Durante a pandemia a Brasil Escolar, nossa parceira fiel, esteve ao lado dos papeleiros fornecendo as melhores tabelas possíveis através da Central de Negócios on-line Brasil Escolar. A área de membros do portal é repleta de condições especiais para comprar com vantagem competitiva e também traz informações valiosas para o papeleiro se atualizar.

Falando em atualização e ainda em parceria, através do Blog da Papelaria escrevemos artigos úteis, originais e contemporâneos com o momento do mercado de papelaria, material de escritório e informática.  Várias dicas relacionadas ao enfrentamento do Coronavírus para negócios foram dadas aos papeleiros, com o objetivo de minimizar a perda de faturamento e contornar a situação da melhor forma.

 

Qual foi a queda do negócios entre os associados? Houve estratégias para tentar reverter o quadro, quais?

É fato que a pandemia afetou economicamente muita gente. Mas graças a parceira Brasil Escolar e ZNK Marketing, o associado tem benefícios através do Clube Escolar. O Clube Escolar proporciona descontos em tabela especial aos associados que desejam começar sua jornada on-line. Entre os serviços bonificados estão: criação de loja virtual e site, hospedagem de sites, soluções de marketing digital, publicidade e design.

 

Quais as perspectivas para o próximo Volta às Aulas?

Estamos diante de várias incertezas, porém uma coisa é certa. O comércio e toda classe empresarial irá se reinventar, é uma questão evolutiva. Eu gosto de chamar de “A terceira onda do marketing digital”. Sim, houve alguns momentos de pico no passado, mas ainda tínhamos muita gente fora do mercado digital. Agora é mudar ou morrer. Sensacionalismo? Talvez, mas prefiro assim e quem sabe te engatilhar para realizar a mudança que você sabe que precisa fazer.

Vejamos alguns dados: uma pesquisa realizada pela Compre&Confie mostrou que o e-commerce cresceu 71% com um faturando R$27,3 bilhões. O estudo compara o período de 24 de fevereiro a 24 de maio deste ano com o mesmo intervalo em 2019. Se analisar todo o período teremos um número ainda maior. Interessante é que o ticket médio diminuiu 6,1% com valor de R$395,80 comparado com o ano passado. Isto significa que o consumidor brasileiro está se habituando a comprar não somente eletrodomésticos, eletrônicos e informática pesada, mas itens mais comuns, simples e baratos do dia a dia.

 

O que você acredita que precisa ser melhorado como questão organizacional das papelarias?

O que recomendamos para as papelarias é união e modernização. Sabemos que existem alguns “atacarejos” no mercado e se o lojista pequeno e de bairro não se aliar ao seu próximo, não conseguirá ter força para competir. Através da Brasil Escolar por exemplo, uma papelaria de pequeno porte se beneficia de vantagens que não teria junto aos fornecedores.

A papelaria associada consegue comprar mais barato, diversificar de forma estratégica seu mix de produtos, acessar a qualquer hora a Central de Negócios realizando pedidos, consultas e remindo o tempo. E ainda pode fazer tudo isso sem a influência de terceiros.

Para beneficiar ainda mais, proporcionamos incentivos financeiros aos papeleiros com a parceria ZNK Marketing, ela proporciona diversas soluções ao empresário visionário que compreende a necessidade urgente de iniciar os negócios on-line. Descontos em serviços como: criação de sites, lojas virtuais, redes sociais, links patrocinados e muito mais do leque de opções que o marketing digital tem a oferecer.

É tempo de organizar a casa e se estruturar digitalmente para surfar em 2021 a nova onda que começou a se formar. Porém, você só “pega a onda” quando ela está no começo e não no topo. A hora é agora.

 

Obrigado,

Paz, saúde e sucesso!

Matheus Gabassi

 

O que achou?

Blog da Papelaria
Menu