Blog da Papelaria

Especialize sua loja para ter uma papelaria de sucesso!

Nos negócios de papelaria em geral há uma tentação de crescer além do seu nicho. A maioria das empresas começa altamente focada e, em algum momento, deseja mais. Elas descobrem que a maneira mais fácil de obter resultados, lucros e exposição é aumentando a oferta de produtos e serviços.

Mas, isso nem sempre funciona como o esperado. Isso pode aumentar sua capacidade de gerar lucro, mas também pode bagunçar as coisas. É preciso ter planejamento e não achismo.

Não há nada errado com essa abordagem, e não quero dizer que você não terá sucesso. Só que você pode não ter o maior sucesso possível. Existe um perigo nisso que precisa de atenção.  Ao querer vender tudo para todos corre-se o risco de não vender nada para ninguém.

Por isso mesmo que tenha um grande mix de produtos a especialização pode realmente ajudá-lo a se posicionar e se estabelecer no mercado.

 

Generalização vs. Especialização

Novamente, vale a pena notar que não há nada errado em generalizar, mas será que este é o caminho que gera mais lucros? Geralmente, quando você é bom em muitas coisas, precisa de muito mais negócios, recursos e pessoas para fazer a operação comercial funcionar.

Ter clientes diferentes, de nichos diferentes, exige serviços e competências diferentes que pressionam bastante você!

Quando nós nos especializamos em algo, oferecemos uma vantagem real ao consumidor e tanto nosso marketing quanto nossa capacidade de gerar lucro tornam-se mais eficientes.

 

Um exemplo de especialização

Pegue um empresário local que lide apenas com fornos. Ele os consertará, instalará e fará a manutenção – mas é tudo o que ele faz.

Em uma semana média, ele está ocupado com fornos.

 

Vantagens:

  • As pessoas o chamam primeiro. Ele é o especialista.
  • Muito parecido com um neurocirurgião, ele é especialista nisso, então sabe mais sobre isso do que qualquer outra pessoa. Esse nível de conhecimento é caro. Ele ganha mais por chamada de serviço do que o outro cara.
  • Ele tem equipamentos muito caros e altamente especializados, porque ele só precisa ter o equipamento necessário para fazer esse trabalho.
  • Quando as pessoas pensam em forno, elas pensam nesse cara. Ele é o rei da fornalha em sua cidade.
  • A publicidade é altamente focada, direcionada para a demonstração correta e possui apenas uma mensagem.

 

Agora aplique este exempllo naquilo que você tem mais conhecimento e gosta mais. Normalmente são a mesma coisa. Exemplo: artigos de decoração, tintas, material de escritório, materiais para colorir, informática hardware, informática (periféricos), games, acessórios gamer etc…

Imagine a especialidade que desejar e como você poderia se especializar e se diferenciar através dela aí no seu bairro, cidade ou região.

 

Por que você deve se especializar

Quando você se especializa, você realmente permite se tornar bom demais em algo. Eu sei que parece mais intuitivo ser capaz de atrair o maior número possível de pessoas, mas as pessoas costumam preferir aqueles que sabem realmente do que estão falando ou vendendo.

 

Olha essa dica que legal…

Quando você procura respostas para uma pergunta específica, os melhores resultados no Google são os de um site de nicho. Se você estiver procurando conselhos sobre pais, não irá a um fórum geral sobre tudo; você irá a um fórum para pais ou site. É provável que essas pessoas saibam do que estão falando.

O mesmo acontece com a sua papelaria. Quando você se especializar em um nicho, será referência para quem está buscando o que você oferece. 

 

Brasil Escolar

 

Veja como a especialização o beneficiará:

 

Foco Você só precisa se concentrar em dominar uma área. É muito mais fácil se concentrar em segmentar um produto do que vários. Você pode colocar toda a sua energia em uma coisa e ser incrível nisso.

 

Dinheiro Você pode cobrar mais por ser o especialista em uma área. Os clientes tendem a pagar uma quantia média por um emprego médio, mas estão prontos para pagar uma quantia maior em dinheiro pelo especialista na área, porque confiam nele para que o trabalho seja feito sem falhas. Especialistas em todos os campos ganham mais dinheiro.

 

Eficiência Se você estiver constantemente fazendo o mesmo tipo de coisa, investirá no treinamento e nas ferramentas especializadas que ajudarão você a ser mais eficiente. Você também poderá resolver problemas mais rapidamente do que os generalistas, pois os vê com mais frequência. 

 

Procura você se torna referência sobre determinado nicho e isso faz com que as pessoas que estão inclusas dentro dessa parcela sempre busquem sua papelaria na hora de adquirir determinado produto, pois sabem que irão encontrar com facilidade. 

 

Se busca se especializar no ramo de papelaria, ou em um nicho específico dentro deste mercado, recomendo bater um papo com a www.brasilescolar.com.br

 

Agradeço a você

Espero que tenha te ajudado aqui, peço que deixe o seu comentário e compartilhe com pelo menos 3 pessoas importantes para você. Assim, vamos crescendo juntos!

 

Forte abraço do amigo, Matheus Gabassi

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