Blog da Papelaria – O blog mais Escolar do Brasil

Blog da Papelaria

Nunca é tarde para aprender algo novo!

Como Melhorar a Memória em Pouco Tempo

Melhorar a Memória

Envelhecer é normal, perder a memória não. O cérebro semelhante aos músculos, precisa ser treinado, mas com a grande diferença que o conhecimento armazenado não se perde como se perde o tônus muscular com os anos.

Por isso treinar a memória é tão ou mais importante. A saúde mental tem sido negligenciada pelas últimas gerações que só tem se preocupado com a estética, mas não hoje, pois o assunto da vez é como melhorar a memória em pouco tempo!

 

A memória humana envolve registro, retenção e recordação. O registro se refere à entrada de informações na mente. A retenção refere-se ao armazenamento dessas informações nela. E a recordação é a recuperação das informações armazenadas.

Você deve entender como todas essas características da memória trabalham para ajudá-lo a aprender mais, mais rápido e ser produtivo.

Veja aqui algumas técnicas de memorização que você pode utilizar.

 

Decidir lembrar

Você deve decidir que quer lembrar de algo. Sua habilidade de memorizar determinados tópicos dependem muito de sua atenção e objetivos em relação ao que se quer memorizar.

Crie o hábito de estudar diariamente. Você será capaz de melhorar sua memória através da repetição constante, o que a fará expandir após algum tempo. Não é adequado simplesmente estudar uma vez por semana.

 

ZNK Propaganda - Faz Acontecer

 

Elabore diferentes listas

Faça uma lista para cada assunto, como definições, propriedades, fórmulas, processos e objetivos. Mas simplesmente criar listas e depois esquecê-las não é o suficiente. Você precisa revê-las, pois a repetição faz parte do processo de aprendizagem.

 

Habitue-se a organizar seus deveres

Faça anotações. Seja em papel ou em um programa de computador/smartphone. Quando ordena, classifica e organizar informações, você é capaz de retê-las melhor em sua memória. Faça fichas e as mantenha sempre com você. Durante o tempo livre dos intervalos, você pode consultá-las para revisar coisas que queira relembrar. Lembre-se de descartas os dados desnecessários e cuidado para não acumular listas.

Mais importante do que listar algo é realizar algo.

 

Para memorizar uma determinada informação,  use os passos a seguir:

  1. Crie uma pergunta, como por exemplo “O que eu preciso fazer essa semana?”.
  2. Anote a resposta enquanto a repete em voz alta.
  3. Se não conseguir lembrá-la e absorver o senso de sua importância, escreva-a dez vezes enquanto repete em voz alta. Faça isso várias vezes, até que seja capaz de agir!

 

Aprendizagem Cinestésica

Se você tiver um estilo de aprendizagem cinestésico, tente caminhar e gesticular enquanto treina sua memória. Isso ajudará a envolver seu corpo, boca, mãos, ouvidos e olhos. O que poderá ajudar seu cérebro a aprender e fortalecer a memória.

 

Ensinar para aprender

Tente explicar os conceitos que está aprendendo para os outros. Ao ensinar a alguém, sua memória se fortalece. Não se esqueça de praticar, praticar e praticar.

 

Processo Mnemônico

Aprenda a importância da mnemônica. Uma das ferramentas mais eficazes de memorização é a “mnemônica”, uma técnica utilizada para recordar informações muito difíceis.

O princípio por trás da mnemônica está em criar um código que faça com que dados difíceis fiquem muito mais fáceis de serem lembrados. Por exemplo, se você precisa lembrar da senha numérica 298594, é só associar: 29 a idade do seu filho, 85 o ano do seu casamento, 94 o ano em que o Brasil foi tetra campeão mundial de futebol masculino. Isto é apenas um exemplo prático. Você cria suas próprias associações.

Aprenda como utilizar sua mente por inteiro ao recordar informações. Seu cérebro será capaz de codificar não só informações, mas também imagens gráficas mentais.

 

Com imagens você será capaz de lembrar mais facilmente. Eis algumas técnicas úteis que podem ser usadas para tornar seus mnemônicos inesquecíveis:

  • Utilize imagens positivas e prazerosas. É normal o cérebro humano bloquear imagens desagradáveis.
  • Use imagens gráficas coloridas e carregadas de sentido. Seu cérebro será capaz de retê-las melhor em comparação  a imagens monótonas.
  • Faça uso de todos os seus sentidos ao codificar informações. Você pode também optar por enfeitar sua imagem. Tenha em mente que um mnemônico pode ter imagens, sentimentos, movimentos, toque, gostos, cheiros e sons.
  • Adicione espaço, movimento e três dimensões às suas imagens para deixá-las mais gráficas. Você pode usar movimento para ajudar a lembrar de ações ou para manter o fluxo de associação.
  • Exagere ao visualizar as partes mais relevantes da imagem.
  • Não hesite em utilizar humor. Geralmente imagens peculiares ou divertidas são mais simples de recordar do que as normais.
  • Você ainda pode usar símbolos bem conhecidos como placas de trânsito, gestos e sinais para codificar conceitos muito complicados de forma eficaz e rápida.

 

Mnemônicos avançados

Aprenda como criar mnemônicos usando localização, associação e imaginação. É importante compreender que localização, associação e imaginação são os três princípios essenciais por trás da eficácia da mnemônica. Usá-los em conjunto permitirá que crie mnemônicos poderosos.

 

Localização

A localização fornece um contexto lógico onde você pode posicionar a informação vinculando-a. O aspecto da localização também é eficaz para separar os diferentes mnemônicos que criar. Você pode imaginar que um mnemônico está em um determinado vilarejo,  enquanto outros são colocados em outras localizações.

Por exemplo, você pode incluir a Argentina em um dos seus mnemônicos e a Bahia em outro para evitar que fique confuso. Inclua uma atmosfera e sabores únicos desses locais em seus mnemônicos para fortalecer o sentido de localização.

 

Associação

A associação é uma forma eficaz de conectar itens que deseja recordar a um determinado modo de lembrá-los. Você pode construir associações em sua mente fazendo o seguinte:

  • Colocando os itens empilhados.
  • Conectando-os através do mesmo sentimento, formato, cheiro ou cor.
  • Unindo-os fortemente.
  • Imaginando-os dançando juntos ou girando ao redor uns dos outros.
  • Embrulhando-os uns aos outros.
  • Mesclando as imagens.

Por exemplo, você pode associar o número 1 a uma banana e o número 0 a uma maça, ou ainda o número 1 a maçã imaginando uma lança perfurando a maçã. Você pode construir e fortalecer as associações (essenciais para a eficácia dos mnemônicos) usando a criatividade sem limites.

 

Imaginação

Através de sua própria imaginação, é possível criar mnemônicos poderosos. Quanto mais fortes forem sua imaginação e visualização de uma situação específica, mais eficazes os mnemônicos poderão ser. Cabe a você decidir se quer usar humor, paz, violência, sensualidade ou nitidez para elaborá-los.

Tenha sempre em mente que a chave da memorização por um longo período de tempo é a memória. É altamente recomendável realizar a repetição usando vários tipos de estratégias para o cérebro. Leia livros e anotações em voz alta. Depois, faça isso silenciosamente. Então, tente repeti-las para testar se foi capaz de retê-las em sua memória.

 

Já que falamos tanto de memória, vale a pena lembrar de uma coisa: este blog é uma canal oficial da primeira e maior associação de papelarias do Brasil, a Brasil Escolar. Tens uma loja? Associe-se agora mesmo antes que se esqueça! Clique aqui!

 

Brasil Escolar

 

Parceira oficial:

Compartilhe:

Você pode curtir
SEJA meMBRO REDATOR

Blogue.

Populares

what you need to know

in your inbox every morning