Blog da Papelaria

Como criar uma loja virtual e ganhar dinheiro durante a pandemia?

Recentemente, você percebeu que vender online é uma excelente opção. Sendo assim, decidiu expandir seu negócio e torná-lo mais moderno com a criação de um e-commerce não é mesmo? Por esse motivo, você está pensando em como abrir uma loja virtual (digital) e quer ajuda para concluir este procedimento. Acertei? Se sim, continue aqui comigo neste artigo!

 

Por que o e-commerce cresce tanto?

 

O motivo dos compradores (usuários)

Com a quarentena, ainda mais pessoas estão se aproximando com confiança das compras online, graças à segurança dos gateways de pagamento atuais, a profissionalização dos lojistas e o a logística cada vez mais eficiente.

 

O motivo dos vendedores (lojas virtuais)

  1. A variedade de plataformas digitais disponíveis no mercado para implementação de um e-commerce.
  2. Ferramentas com preços atrativos e funções maravilhosas.
  3. Interfaces cada vez mais intuitivas.
  4. A redução de custos operacionais e de RH.
  5. A capacidade de escalar o negócio e romper fronteiras geográficas.

 

E por último… Pensando em papelaria… Você possui uma grande variedade de produtos parados em suas prateleiras e está louco(a) para despachá-los através dos Correios.

 

Atenção… Vender na internet pode começar como um complemento e em pouco tempo tornar-se o “carro-chefe” da sua papelaria.

Seja on-line ou off-line, é preciso estar atento aos níveis de estoque e na composição de um mix de produtos estratégico.

Se você é papeleiro, produto é o que não vai faltar! Ainda mais se sua loja for associada da Brasil Esolar, a maior associação de papelarias do país!

 

Associação de papelarias e afins!

Por onde começar minha loja virtual?

Como você tem produtos interessantes, que atendem às necessidades dos seus consumidores-alvo e têm um preço competitivo… nesse momento, você só precisa fazer algumas escolhas básicas e estará pronto para vender online com uma loja virtual. 

Agora a tecnologia não é mais um problema, pois existem inúmeras plataformas online que permitem que você se registre e personalize o seu site de comércio eletrônico. Muitas opções são quase que automáticas e facilitam muito para começar a vender logo.

 

Vender no Facebook

O próprio Facebook, a famosa rede social fundada por Mark Zuckerberg, acessível em seu site oficial e também disponível como aplicativo gratuito para Android,  iOS  e Windows 10 Mobile, pode ser usado para a venda de produtos e para abrir uma loja online. 

Sem contar com a nova função marketplace do Facebook que possui um público muito grande e acessível para qualquer usuário ofertar e anunciar suas ofertas com os próprios links da sua loja virtual!

 

Vender no Instagram

Até o Instagram, a rede social de fotos do Facebook , pode ser usado para a venda de produtos de papelaria, abrindo uma verdadeira loja virtual.

É possível fazê-lo gratuitamente, através da aplicação da rede social para Android e iOS (não é possível fazê-lo a partir da sua versão Web), mas, para ter sucesso, você precisa ter pelo menos 5/10 mil seguidores e, além disso, deve executar o transição da conta pessoal do Instagram para o perfil da empresa.

Nesta época de quarentena, daria dicas muito uteis para donos de papelaria contornarem essa situação e suprirem a defasagem no faturamento. Escreveremos mais e exclusivamente sobre isso nas próximas semanas… Assine a newsletter e fique ligado(a)! 👀

 

Caso queira a minha indicação sobre algumas plataformas custo-benefício para criar a sua loja virtual, fale conosco que indico para você. Sem nenhuma obrigação de desenvolvê-las, isso é uma decisão sua. 😉

 

ZNK - Faz Acontecer

 

Como gerar engajamento na minha loja virtual?

Abaixo segue algumas dicas de como gerar engajamento após a criação da sua loja virtual. O engajamento é fundamental para 

 

Conheça as tendências de pesquisa

Para ser mais relevante para campanhas de SEO e PPC de curto prazo, esteja ciente do que está sendo pesquisado agora na web. Como varejista, você pode obter enormes ganhos com suas campanhas de SEM, se tiver os produtos que as pessoas estão procurando.

Por outro lado, se você sabe que tipo de resultado da pesquisa está aparecendo para uma consulta agora (lembre-se: a consulta merece atualização), você pode criar um conteúdo relevante para respondê-la.

 

Crie conteúdo oportuno e relevante

O que seu público ou consumidor deseja saber agora? Aproveite esta oportunidade para se comunicar e fornecer informações exclusivas e de marca sobre a situação. Certifique-se de ter uma boa mistura de conteúdo que seja “comercial como sempre” e relevante para a crise, para que você não pareça surdo.

 

Aumente seu conteúdo digital

Considere configurar sua empresa agora mesmo para produzir mais conteúdo digital, como:

  • Podcasts
  • Unboxing de produtos
  • Seminários on-line entre outros tipos

Pense sempre a curto, médio e longo prazo. Se você é um negócio com muitos serviços e consultoria, agora é a hora de explorar mais esta parte de treinamento on-line.

 

Otimize seu conteúdo

Se você estiver criando conteúdo sobre o coronavírus ou qualquer outra tendência, foque em aumentar seus esforços de otimização para que ele possa ser encontrado nos resultados da pesquisa. Schema.org adicionou recentemente tipos de dados estruturados relacionados ao COVID-19, por exemplo. Quem fica ligado e lê todo o artigo do começo ao fim, pega as melhores dicas. 😉

 

Agora é a hora de todos nós sermos líderes – empresas e fornecedores de marketing de busca. Precisamos criar soluções de curto prazo e estratégias orientadas para o futuro dos nossos negócios e clientes.

 

Precisamos ser criativos com nossos produtos, serviços e comunicações. Precisamos enviar a mensagem certa: a de que podemos continuar atuantes e relevantes diante de qualquer crise.

Agradeço a você

Estou te ajudando a contornar a crise, sei que a situação é delicada! Por isso peço aquela “mãozinha”, comente e compartilhe com pelo menos 3 pessoas importantes para você! Juntos somos mais fortes!

 

Forte abraço do amigo, Matheus Gabassi

 

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