Blog da Papelaria – O blog mais Escolar do Brasil

Blog da Papelaria

Nunca é tarde para aprender algo novo!

7 dicas para ser mais produtivo sem computador

Mais produtivo

Para ser mais produtivo não precisa de software!

Na última década o conceito de produtividade foi fortemente associado a processos de automação digital, mas toda esta virtualização fez com que muitas pessoas perdessem alguns bons hábitos manuais, recomendados até mesmo para os profissionais mais digitalizados! Veja abaixo 7 dicas para você ser mais produtivo sem computador.

 

1. Anotar e rascunhar

O bom e velho bloquinho que nunca nos deixa só! Automaticamente nos perguntamos: se posso digitar no computador, no smartphone e sincronizar tudo na nuvem, por que preciso de um bloco de anotações de papel? Simples. Não se trata apenas da função de anotar, mas do ato inspirador e motivador que escrever proporciona. O famoso colocar no papel! Quando se tem uma lista de atividades anotadas no papel, parece que a “coisa” flui mais fácil. É mais gostoso rabiscar do que ficar olhando passivamente para uma tela.

O querido bloquinho, também é muito útil para anotar ideias durante uma reunião. Até hoje grandes marcas e ideias surgem de brainstorms rabiscados em pequenos papéis. Desde as pinturas rupestres, a escrita manual sempre esteve presente na vida do ser humano. Por mais que a tecnologia avance, sempre existirá o conceito manual da escrita e do desenho, mesmo que seja utilizando a ponta dos dedos em um tela touch screen. Pense, fale, anote e realize.

 

2. Tenha um quadro branco

O quadro branco foi criado para substituir o quadro negro e economizar o uso de papéis, é uma opção prática, barata e versátil! Ajuda muito a organizar ideias e atividades, principalmente para quem trabalha em equipe e realiza reuniões. Aqui no blog, já fizemos um artigo em colaboração com a Souza, explicando como limpar o quadro branco corretamente.

Se você ainda não tem um em seu local de trabalho, atente-se para comprar um quadro branco de qualidade e canetas não permanentes adequadas. Não esqueça do apagador! Apagar com o dedo, além de feio, prejudica o quadro e suja a mão. Não deixe nada escrito por muito tempo, cada quadro tem suas especificações técnicas de bom uso que devem ser lidas.

 

3. Gastar um tempo em relacionamentos interpessoais

O e-mail é uma ferramenta de comunicação fria, experimente ligar para seus clientes, fornecedores e leads. Converse um pouco, esqueça por um momento a relação comercial. A vida não foi feita para ganhar dinheiro, mas para se viver bem. Faça sempre seu melhor e se importe com o próximo, desta forma todos ganham juntos.

 

4. Ter um hobby

A ansiedade, o stress, a depressão e outras síndromes psicológicas são as doenças da vez. Elas estão presentes principalmente nos grandes centros urbanos, devido a vida agitada que as pessoas levam. A sociedade é tão compenetrada em trabalho e produtividade que o ser humano desenvolveu um certo bloqueio quanto ao assunto  diversão.

Para os viciados em trabalho, diversão virou sinônimo de improdutividade, perda de tempo e dinheiro, porém as pesquisas provam que para ser mais produtivo o trabalhador também precisa se entreter. O entretenimento moderado, em pequenos intervalos de tempo, torna o trabalhador mais produtivo quando comparado ao que segue trabalhando direto sem pausas!

 

5. Conviva com a natureza

Conhece o ditado “Tá nervoso? Vai pescar!”, pois bem… É uma grande verdade. O convívio com a natureza resgata nossa humanidade. É o nosso link direto com o planeta. Não somos independentes da natureza, fazemos parte dela!

O simples fato de ter um pouco de verde por perto nos alegra. Respirar profundamente, conviver com os animais, são coisas simples, mas que fortalecem nossas conexões com a Terra e dão sentido a vida. Somos reais, não digitais.

 

6. Visite as pessoas

Encontros pessoais estreitam relacionamentos, pois ativam mais sentidos. Precisa vender mais? Tire a “bunda” um pouco da cadeira. Promova encontros com clientes, fornecedores etc. Participe de eventos e atividades comuns onde o relacionamento humano é valorizado. Network não é medido pela quantidade de amigos que se tem em uma rede social.

 

7. Agende ao máximo

Certa marca de pneus tem um slogan famoso que diz: potência não é nada sem controle. Você pode até ser uma pessoa talentosa, mas sem organização, sempre terá a percepção que o seu dia foi improdutivo. Não limite teu potencial por falta de organização e planejamento. Compre uma agenda e a use!

Parceira oficial:

Compartilhe:

Você pode curtir
SEJA meMBRO REDATOR

Blogue.

Populares

what you need to know

in your inbox every morning