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Papelaria 3.0 – A Papelaria do futuro

Papelaria 3.0: a papelaria do futuro

Você já ouviu falar em papelaria 3.0? É um conceito novo que criamos e aponta para um novo rumo para as papelarias. É a evolução necessária para a maneira tradicional de fazer o negócio. A papelaria de bairro vem sofrendo de longa data para manter a estabilidade. Além da competição normal, muitas o papeleiro se vê em uma competição infeliz com atacadistas e até os próprios fabricantes do setor.

Esta competição desequilibrada prejudica todos da hierarquia comercial. O elo mais fraco sai sempre perdendo, ou seja, a papelaria. Alertar o mercado para que haja uma conscientização e respeito por esta hierarquia é importante, mas se nada efetivo for feito, a tendência é que a situação piore.

Muitas papelarias podem sumir ou se tornarem negócios raquíticos e sem perspectiva. A fórmula da papelaria tradicional já não funciona como funcionava antigamente. Quanto mais o papeleiro espera uma atitude do mercado, mais atrasado se torna para um processo necessário que terá que passar. É mudar ou morrer! A escolha está em suas mãos.

 

1 – Conflito de gerações

Veio a geração X, depois a Y e o que será da papelaria com a chegada da geração Z a idade adulta? Hoje temos crianças e adolescentes que não são seduzidos facilmente por vendedores e publicidade. Tudo comparam e comprar pela internet tornou-se um hábito e até vício para alguns.

A abordagem do vendedor já não faz tanto efeito. Os clientes sabem mais dos produtos e serviços do que os próprios vendedores. Não somente a tecnologia, mas o perfil do consumidor está sempre mudando. É preciso diversificar, oferecer conveniência, conforto e comercializar coisas que nunca antes foram pensadas.

 

2 – Diversificação

São muitos os itens que se comercializam em uma papelaria, porém não se trata de quantas coisas se vendem, mas de vender o que os consumidores querem comprar. Algumas dicas de como ampliar o leque e atrair novos negócios.

 

Tecnologia

Existe uma demanda para acessórios de informática e peças de hardware personalizadas. Não somente um mouse e teclado básico, cartucho de impressora ou cabo HDMI, mas itens customizados, principalmente portáteis, sem fio e mobile. Por que não vender até mesmo smartphones, capas de celular, roteadores, adaptadores wifi, placas de vídeo para games e outras coisas legais na papelaria?

 

Games

Games já não são coisa de criança faz tempo! O mercado de games é muito forte. É o terceiro maior mercado do mundo, atrás somente do mercado automobilístico e bélico. Venda os principais jogos eletrônicos de acordo com a sazonalidade.

Você pode vender videogames através de consignação com uma loja parceira especializada. Tenha acessórios de linha gamer, como controles, fones de ouvido, mouses e mousepads. Existem linhas editoriais focadas neste mercado com game cards, revistas gamer com jogos em dvd, entre outras coisas legais.

Controle XBOX - Dazz - Maxprint

Presentes

O mercado dos presentes é muito amplo e aqui você pode deixar sua imaginação fluir. Faça compras estratégicas., mas cuidado para não ficar com estoque parado por muito tempo. Você pode conferir alguns insights(sacadas) sobre negociação neste link.

 

Brinquedos

Brinquedos são legais, mas as crianças estão perdendo o interesse por jogos de tabuleiro, bonecos etc. É importante filtrar o que se compra. Cabe as indústrias de jogos tradicionais se reinventarem também. Um brinquedo que está em alta é o finger spinner, também conhecido como hand spinner ou só spinner. Temos um artigo falando especificamente sobre este brinquedo, se quiser entender melhor clique aqui.

Spinner

Pets

Os clientes têm animais de estimação e eles brincam! Brinquedos para cachorros e gatos são uma boa pedida. Só de cachorros e gatos domésticos no Brasil, estamos falando de aproximadamente 130 milhões de pets, sem somar pássaros, peixes e outros animais. A média mensal de gasto do brasileiro com cachorros é de R$300,00 e R$120,00 para gatos.

osso - mercado pet

 

3 – Conveniência

Aqui o objetivo é manter o cliente o máximo de tempo possível dentro da papelaria. A conveniência gera experiência e a experiência é o que os consumidores modernos buscam, não apenas um produto, serviço ou preço. Papai do céu nos inspirou com os 4F’s (quatro efes) da conveniência. Flexibilizar, familiarizar, frequentar e fanatizar (de fã).

Crie um espaço para leitura com alguns livros, acrescente uma mesa com itens que venda em sua loja para o consumidor experimentar, além de um petisco, água e café. Você ainda pode aproveitar e vender doces, refrigerantes, salgadinhos. Pode investir em uma daquelas máquinas que fazem café, cappuccino, mocaccino etc.

Disponibilize um ambiente aconchegante e agradável. Dê a oportunidade ao cliente de testar um game por 15 minutos com os acessórios que você também vende na loja. Aumente seu ticket médio com o aumento do tempo em que o cliente fica dentro da papelaria. Suas vendas irão aumentar de forma geral e fidelizará o cliente.

O wi-fi grátis é sempre benvindo, mas tem que ser um serviço grátis oferecido e não algo escondido e que você torce para que o cliente não pergunte a senha. Terceirize outros serviços que o cliente acha que você faz e não faz., Mas, como eu sei o que o cliente acha que eu faço e vendo, mas não faço e nem vendo? Simples. Pergunte para eles! Se as pessoas dizem que você faz algo ou vende algo que você não faz ou vende, comece a fazer e vender!

Faça parcerias estratégicas com um sistema de indicação. Torne sua papelaria um “Posto Ipiranga”, um lugar que se não resolve algo, pelo menos saiba onde ou como resolver. É muito interessante a forma como a rede de postos de gasolina Ipiranga, associou o conceito da conveniência ao seu negócio.

Obrigado pela leitura e compartilhe esta informação. São apenas algumas ideias, porém importantes para agregar segmentação, diversificação e conveniência, afim de gerar diferenciação. Somos percebidos quando nos diferenciamos! A diferenciação resultará em experiência e segundo a pesquisa sobre o comportamento do consumidor da Nielsen Shopper(2015), 78% dos consumidores querem ter marcas como parceiras em novas experiências de vida! Papelaria 3.0: o futuro já chegou!

Forte abraço!

 

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