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Como se preparar para o Volta às Aulas 2020?

Como se preparar para o Volta às Aulas 2020?

A única coisa que a maioria das crianças anseiam pelo novo ano escolar é, todas as coisas legais que poderão obter para a sua mochila ficar completa! Sabemos que o movimento Volta às Aulas pode proporcionar coisas bem divertidas para elas e com certeza para os lojistas também!

Ano após ano é sempre a mesma história, porém com alguns adicionais. São tantos produtos fantásticos disponíveis, de canetas a pastas. Cadernos e agendas a cada vez mais bonitos e itens essenciais, como réguas e borrachas. Temos ainda jogos de lápis de cores, canetinhas, tintas e outros itens super coloridos! Enfim, as crianças de hoje em dia são literalmente mimadas pela escolha, por isso aproveite.

Esta diversidade é boa, mas pode representar um desafio para os pais com uma gama tão ampla de opções. Por isso, identifique os produtos que realmente precisam estar nas suas prateleiras e, enquanto isso, apresento algumas de nossas principais dicas para vendas de artigos de papelaria escolar.

Se você deseja aumentar as vendas no Volta às Aulas, abaixo estão algumas ideias que você não precisa esperar um dia sequer para começar a implementar.

 

O que seus clientes querem?

Parece um pouco óbvia esta pergunta, mas muitas das vezes é nela que está a resposta para os seus dilemas quanto ao rumo da sua loja. Os artigos de papelaria que você resolver colocar à mostra nas suas prateleiras precisam ser objetos de desejo para os seus clientes, portanto, faz sentido obter o que eles realmente gostam. Desperte o interesse das crianças e faça com que elas se envolvam no processo de tomada de decisão. Todo mundo sabe que quando os pais vão acompanhados dos filhos para realizarem compras escolares, o gasto tende a ser maior. Resumindo, pergunte-se:

O que os pais querem?
O que as crianças querem?
O que os adolescentes que entram e saem sem comprar nada da sua loja querem e não estão encontrando?

Pense nisso, pois qualquer negócio se baseia em solucionar um problema ou atender a necessidade de alguém.

 

Atualização urgente

Os itens eletrônicos também precisam estar disponíveis. Sim, eles continuaram a aparecer nas listas e as necessidades estão aumentando, chegando a milhares de reais em alguns casos, pois algumas escolas exigem itens como unidades USB, Chromebooks, fones de ouvido entre outros periféricos e acessórios.

A verdade nua e crua é que sua loja precisa acompanhar esta revolução tecnológica e a cada dia se especializar mais em informática, eletrônicos e entretenimento digital.

Coloque alguns adereços eletrônicos à venda na Volta às Aulas de 2020, faça o teste e descubra se o seu faturamento e margem de lucro sentirá alguma diferença.

 

Cuidado com a variedade

Nem sempre variedade é sinônimo de venda. Algumas pessoas são naturalmente indecisas. Nem todo mundo tem facilidade na hora de escolher entre um item ou outro. Ainda existem casos de pessoas que realmente se estressam com o dilema e a dúvida entre produtos. Para este tipo de consumidor, prateleiras com uma enorme quantidade de opções é sinônimo de desconforto!

Sabendo disso, você precisa ter ciência de que uma quantidade exagerada de alternativas pode deixar o cliente confuso. Ou seja, ele pode desistir da compra por isso. Este argumento apenas reforça a importância estratégica de ter um mix de produtos inteligente e segmentado para perfis diferentes de compradores. Os parâmetros básicos são: renda, estilo e gênero.

Para compor este mix de marcas e produtos ideal em sua loja, você pode buscar ajuda de colegas de profissão e de associações de papelarias, como a Brasil Escolar por exemplo, que é pioneira no segmento e conta com o conhecimento compartilhado e a experiência de mais de 60 lojas no país, sendo a maior rede de papelarias e afins associados do país. Sem falar no acesso privilegiado aos maiores fornecedores do mercado e excelentes negociações para compras completas e unificadas.

 

 

Crie uma seção especial de Volta às Aulas

Faça um corredor especial de Volta às Aulas em sua loja para facilitar a localização do que os compradores mais procuram. Coloque todos os itens, promoções e ofertas relacionadas em um único local, para que seja mais conveniente para os clientes localizarem o que precisam.

Conveniência

A conveniência é um dos principais fatores de atração que toda loja de varejo precisa ter. Tenha a mentalidade de sempre facilitar a vida de seus clientes e eles consequentemente serão mais fiéis ao seu estabelecimento. Respire palavras como: facilidade, praticidade, simplicidade, agilidade, velocidade, prestatividade e solidariedade.

 

Atendimento detalhado

Seja muito detalhista e atencioso no atendimento e nas descrições dos seus produtos. Adicione medidas, material, opções de cores e outras informações relevantes. Isso permite que os compradores decidam se o produto é adequado para eles. Alinhe as expectativas sobre as mercadorias e seja ao máximo transparente.

 

Prateleira vendedora

Organize sua loja. Uma loja organizada vende mais. Identifique claramente as categorias das prateleiras. Ao lado das etiquetas de preço, coloque informações únicas e relevantes que ninguém costuma costuma colocar, por exemplo: “cola madeira” ou “não cola madeira”, “marcador permanente”, “fácil de limpar”, “produto não tóxico”, “para crianças de x a x anos” etc.

Além disso, informações detalhadas de produtos fazem você parecer mais confiável e o diferencia dos comerciantes com atendimento vago de meias palavras. O atendimento lhe ajuda a não ficar “brigando” apenas por preço!

 

Aumente seus esforços nas mídias sociais

Não se esqueça do marketing de mídia social. Afinal, ainda é verão e as férias vão começar. Portanto, é provável que os alunos que não precisam se preocupar com a lição de casa ou com a escola estejam verificando suas redes sociais com mais frequência.

Atenção vs Relevância

Atenção é tudo, porém entregue relevância! Mantenha o seu feed e stories sempre vivo com cores e imagens que inspiram o desejo de compra nas crianças e no público em geral.

Cores e fontes

É cientificamente comprovado que as cores impactam nas vendas, na atenção e na percepção das coisas. Por isso, invista em um design atrativo e mostre os seus itens mais interessantes como objetos de desejo e não apenas ofertas de varejo.

Cuidado com fontes genéricas, ou seja, a grafia das letras também comunica. Estar presente em uma rede não significa que você está comunicando de forma eficaz. A cor, a fonte, as palavras, tudo compõe uma mensagem que precisa ser clara e interessante.

Frequência

Certifique-se de transmitir atualizações da sua empresa regularmente. Nem sempre tem que ser sobre suas últimas promoções de Volta às Aulas! Seja relevante o ano inteiro e inspire o desejo de ser seguido. 

Você também pode compartilhar conteúdo educacional gratuito através da mídia social, como os artigos do blogdapapelaria.com.br por exemplo! (risos) Desta forma sua página não fica marcada como se fosse aquele “vendedor chato” que não dá espaço para o cliente respirar.

No Instagram você pode clicar no botão de direct, logo abaixo de uma publicação que julgar concomitante e adicioná-la ao seu story. Já no Facebook é só clicar em compartilhar quando ver alguma publicação de faça sentido para sua marca. Além de compartilhar um conteúdo relevante para o seu público irá criar relacionamento com outras páginas e gerar o sentimento de reciprocidade do outro lado.

 

Insight Final

Por fim, recomendo que haja sempre um planejamento e não deixe para pensar no que você pode fazer de diferente às vésperas da virada do ano. Empresas de sucesso estão sempre executando um plano e escrevendo outro simultaneamente.

A única certeza da vida é a mudança e mudar sempre será necessário para quem deseja se manter vivo e crescendo no mercado. Não seja refém de circunstâncias tecnológicas, mudanças mercadológicas ou questões políticas. O dinheiro não para de se movimentar, siga o rastro, mude a rota, adapte-se e continue caminhando no sentido certo.

Acima de tudo mantenha a ética e a honestidade, não se corrompa e valorize a parceira. Ganhar sozinho não tem graça. É mais gostoso quando ganhamos, pois a vida não foi feita para viver no singular. Consciência limpa não tem preço.

 

Forte abraço do amigo Matheus Gabassi,

Fundador e principal autor do Blog da Papelaria

 

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