Blog da Papelaria – O blog mais Escolar do Brasil

Blog da Papelaria

Nunca é tarde para aprender algo novo!

5 Erros comuns no Volta às Aulas

5 Erros Comuns no Volta às Aulas

Fevereiro começou e o Volta às Aulas já voltou. Espero que você tenha conseguido surfar esta onda. 🏄‍♂️

 

No artigo de hoje quero refletir com você sobre quais os erros comuns que algumas papelarias, distribuidores e fornecedores cometem no período Volta às Aulas.

Trago abaixo e com muita humildade os 5 erros mais comuns, não afim de julgar, mas realmente lhe ajudar a ter uma performance melhor no Volta às Aulas de 2020! Afinal somos todos eternos aprendizes!

Não importa se erramos, mas se aprendemos com os erros!

 

1 Erro Falta de planejamento

Este é o erro mais comum. A grande maioria das pessoas não antecipa as coisas, apenas reage as circunstâncias. A procrastinação é a palavra da moda e também é a responsável pelo baixo desempenho profissional. Como diz o velho ditado: não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje!

Se você começou a pensar sobre o Volta às Aulas em dezembro ou início de janeiro, não teve tempo de calcular as margens de erro de sua estratégia ou perdeu o time (⌚) de implantação e divulgação da campanha.

Constatamos através de estudos e pesquisas que a partir de agosto já é pertinente abordar o assunto Volta às Aulas, assim como as montadoras de automóveis que lançam as novas versões de seus carros até um semestre antes do final do ano.

 

2 Erro Ausência de novidades

Toda vez que você lança uma campanha o cliente espera encontrar alguma novidade sobre a sua empresa. Se não há produtos novos e serviços novos, ele desanima. Temos que buscar sempre surpreender a clientela.

Se você é dono de papelaria e ainda não vende itens de informática, comece na próxima campanha. Se você já vende, que tal separar um cantinho na loja para uma linha gamer de acessórios de informática.

O artesanato também é algo legal e que tem boa sinergia com a papelaria, saiba mais nesta matéria: Super dicas de como vender artesanato na papelaria

Poderia listar várias coisas aqui para você, mas iremos criar outra matéria só para falar de ideias inusitadas!  🤪 Rsrs…

 

3 ErroLançar campanha isolada e sem investimento em mídia

Ter uma grande ideia, não significa que ela será um sucesso. Até as melhores ideias fracassam.Como diz o ditado popular: é preciso estar no lugar certo e na hora certa!

São princípios tão básicos que até soam como clichês, mas estão cheios de verdade.

Um dos pontos cruciais de qualquer ação publicitária é o seu alcance. O retorno é proporcional a quantidade de exposição, por mais legal que seja a campanha se as pessoas não ficarem sabendo dela, não adianta muita coisa!

 

Se você for divulgar on-line, como sugestão recomendo que adote 5 canais:

Google Adwords
Facebook Ads
E-mail marketing
Instagram Ads
Site da empresa

No offline busque revistas do setor e outdoors próximos a sua loja e/ou que indiquem para o consumidor acessar teu site!

O banner do lado de fora e dentro da loja é o básico que você deve fazer, mas sozinho não gera impacto significativo. Falando de impacto, veja o próximo erro…

 

4 erroCampanhas sem criatividade

Sem graça, sem sal, sem vida, genérica… Enfim, os adjetivos são muitos para dizer a mesma coisa. É preciso ter criatividade. Somente “Volta às Aulas” não atrai ninguém… Tenha um slogan, uma vantagem real para o consumidor e algum elemento visual que reforce o tema…

Vamos tomar por exemplo a nossa parceira Brasil Escolar, vide imagem abaixo:

Brasil Escolar - Volta às Aulas 2019

Foi utilizada a temática F1 (Fórmula 1), para casar com o slogan do ano “A educação acelera a nação” e a necessidade da economia de nosso país reagir em 2019 com a hashtag #VaiBrasil.

A campanha ainda traz o benefício real de proporcionar 30% de desconto na primeira mensalidade para novos associados.

Por isso reforço: não sejamos genéricos com apenas “Volta às Aulas” e a foto de uns materiais escolares. Crie um tema e proporcione um benefício real ao cliente.

 

5 erroFalta de treinamento e motivação da equipe

Aqui muitos leitores nem chegam, mas se você chegou até este tópico parabéns, pois prova a si mesmo que está comprometido(a) com o aperfeiçoamento.

A educação empresarial deve ser sempre estimulada e como costumo dizer: as pessoas são inconstantes, por isso a motivação deve ser constante!

A capacitação tanto técnica como motivacional faz a diferença no resultado de uma empresa. Vendedores desmotivados não batem metas, gestores desmotivados procrastinam e empresários desmotivados falem.

Treine sua equipe com palestras, treinamentos, cursos presenciais e on-line. Você que é empresário, invista no seu principal ativo, as pessoas! E você que é funcionário, se capacite e cresça onde estiver. Se o reconhecimento não vier internamente, virá através do mercado.

Para não perder o foco e fechar a matéria… Já que planejamos, criamos e investimos em campanhas Volta às Aulas, por que também não treinar a equipe e dar uma injeção de ânimo para buscar melhores resultados?

Não se consegue um resultado diferente fazendo sempre a mesma coisa!

 

Forte abraço do amigo Matheus Gabassi,

Parceira oficial:

Compartilhe:

Você pode curtir
SEJA meMBRO REDATOR

Blogue.

Populares

what you need to know

in your inbox every morning