Blog da Papelaria – O blog mais Escolar do Brasil

Blog da Papelaria

Nunca é tarde para aprender algo novo!

10 Dicas vitais para quem é do ramo de papelaria

ramo de papelaria

Muitas pessoas pensam em ter um negócio próprio. Ao analisar as possibilidades do mercado, é provável que você identifique muitos nichos interessantes. Você sabia que uma das alternativas mais rentáveis é o ramo de papelaria?

O sucesso proporcionado por uma loja no ramo de papelaria depende de alguns segredos organizacionais. Pensando nisso, nós selecionamos 10 dicas para você, que pensa em dar os primeiros passos no setor ou já faz parte, porém entende que o aperfeiçoamento é algo constante!

 

1. Descubra o funcionamento do mercado

A injeção de dinheiro no negócio exige um conhecimento aprofundado sobre o ramo em questão. Durante esse processo, também há o conhecimento acerca da dinâmica da própria concorrência.

A junção dessas informações iniciais é preponderante para o planejamento da papelaria. Assim, você terá uma base pensar nos serviços que podem ser oferecidos, além de determinar os diferenciais da sua loja.

 

2. Determine uma localização estratégica

A localização de qualquer loja sempre deve ser estratégica. É vital que o local seja de fácil acesso ao público-alvo da empresa. Esse detalhe tende a ser crucial para a conquista de um crescimento econômico sustentável do negócio.

 

3. Escolha um bom espaço interno

Vinculado ao endereço, o espaço interno precisa ser igualmente bem planejado. Afinal, você precisa se atentar aos ambientes destinados:

  • ao armazenamento de suprimentos;
  • ao atendimento e fluxo de clientes;
  • à exposição de produtos.

 

4. Defina o que não pode faltar

Alguns produtos são básicos em qualquer papelaria, como:

  • cadernos de 10 matérias;
  • canetas, lápis, lapiseiras, grafites e borrachas;
  • blocos de anotações e agendas.

Esses são apenas alguns exemplos. A lista deve ser ampliada de acordo com o perfil da loja e do público-alvo pretendido por ela.

 

5. Diversifique os serviços e produtos oferecidos

Além dos materiais clássicos de escritório, uma papelaria atual precisa oferecer suprimentos de informática, por exemplo. Outro ponto relevante são os serviços de criação de artes gráficas, além das digitalizações e impressões de alta qualidade.

 

6. Faça campanhas de boas-vindas

Como a sua loja é nova, é necessário incentivar o consumo por meio de promoções pontuais. Ao experimentar e atestar a qualidade dos serviços e produtos disponibilizados, o consumidor tende a retornar.

Ao voltar pela terceira ou quarta vez à papelaria, ele ganha um status de cliente. Logo, a sua papelaria será a primeira (ou uma das) opção diante daquela linha de solicitação.

 

7. Mantenha-se presente nas redes sociais

As redes sociais permitem que a sua loja mantenha um contato constante com os clientes. Some-se a isso o fato de que essas redes são formas bem efetivas de se fazer publicidade. Por sinal, trata-se de um canal de divulgação muito mais em conta do que aquele relacionado aos meios tradicionais.

 

8. Ofereça aulas de arte

Papelarias estão intimamente conectadas com o universo das artes. Afinal, essas lojas também contam com os materiais usados por desenhistas e outros artistas. Então, pense em ter um espaço destinado a aulas artísticas. Isso estabelecerá um vínculo entre os alunos e a papelaria.

 

9. Saiba o que ofertar em períodos críticos de vendas

Os períodos mais rentáveis para as papelarias ocorrem em janeiro e em julho, épocas que coincidem com a venda de material escolar. Para lucrar o ano todo, você pode explorar datas festivas comprovadamente rentáveis, como:

  • dia das mães;
  • dia dos pais;
  • dia nos namorados;
  • halloween.

 

10. Avalie os itens e serviços mais solicitados

Com o passar do tempo, é preciso detectar o que vai bem e o que vai mal acerca das vendas. Dessa maneira, você saberá qual é o melhor direcionamento para os investimentos futuros da loja.

Como você viu, existem inúmeros detalhes por trás de uma aparente e simples loja de artigos para escritório. Há muito mais a ser explorado. Com essas 10 dicas, você está pronto para se tornar um empreendedor vitorioso no ramo de papelaria!

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e receba outras informações relevantes no seu e-mail clicando aqui!

Dicas como esta, tendências do mercado e acesso aos melhores fornecedores com ótimas condições, são algumas das vantagens de quem é associado da nossa parceira Brasil Escolar. Receba um contato gratuito deles clicando aqui.

Parceira oficial:

Compartilhe:

Você pode curtir
SEJA meMBRO REDATOR

Blogue.

Populares

what you need to know

in your inbox every morning