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E agora, como fica minha papelaria durante a pandemia?

E agora, como fica minha papelaria durante a pandemia

Tempos muito difíceis para empresários e comerciantes. No meio de uma emergência de #Coronavírus, muitas lojas foram forçadas a fecharem suas portas; as empresas que permaneceram abertas viram uma súbita redução no volume de negócios, com pedidos cancelados, embargues firmes e pagamentos a serem recebidos congelados por tempo indeterminado.

Muitos já estão passando por uma crise de liquidez imediata, os fundos estão vazios enquanto todos os custos fixos a serem incorridos permanecem; mas, para se preocupar ainda mais, devem ser consideradas as receitas perdidas no futuro próximo, que ainda não se sabe quanto tempo durará.

Muita inadimplência durante a pandemia, algumas falências e o clima de desânimo que esta no ar pode ser ainda mais contagioso que o #Covid-19. Por isso não é hora de baixar a guarda e entregar os pontos, mas ao contrário disso, arregaçar as mangas e lutar com as armas que temos nas mãos!

O momento do cessar-fogo ainda está longe, mas – dizem os mestres da sabedoria – uma oportunidade está oculta em todas as crises. E o seu papel como empresário é encontrá-la.

 

A receita para resistir à crise é composta de vários ingredientes:

  • Reorganizar o trabalho
  • Reorganizar as finanças (cuidado para não eliminar coisas importantes no desespero).
  • Comunicar-se com seus clientes (nessa hora é importante falar e não fugir deles)
  • Permanecer “centrado no mercado”
  • Reapaioxone-se pelo seu negócio e não abandone-o
  • Foco na solução e não no problema

 

😎 Super dica: Não queime o seu estoque desesperadamente. Se você vender muito abaixo do preço padrão, depois terá dificuldades de voltar para o preço normal, porque quando for repor o estoque, é provavel que tudo esteja mais caro. Consequencia disto é que sua margem vai diluir feito “tempero de miojo”.


Soluções de Marketing

O marketing é frequentemente visto como uma habilidade acessória e isto é um grande erro. Especialmente nestes tempos de crise, pois é a fortaleza que pode nos fazer sobreviver ao inverno. Talvez você não possa ir ao encontro dos clientes agora, mas a sua marca pode. Deixe que os clientes venham até você. Seja mais atraente. Como diz aquele ditado. Não caçe borboletas, cuide do jardim. 

 

Durante uma crise os problemas do consumidor não desaparecem, mas simplesmente mudam. As pessoas pararam de comer no restaurante, mas não deixaram de comprar alimentos já cozidos. Os restaurantes que, em primeiro lugar, conseguiram se equipar para entregar em domicílio, estão lidando melhor com a situação. E a sua loja, sua papelaria… Possui alguma estratégia de delivery em funcionamento? Você precisa se adaptar e trazer o delivery para sua papelaria agora!

 

Charles Darwin
Não sei se você é de Darwin ou de Jung, mas na atual situação essa frase faz muito sentido!

 

Venda online

As pessoas pararam de comprar em lojas físicas, mas não pararam de comprar online. Então, se você tem um pequeno negócio e teve que fechar a loja, em vez de manter os produtos em estoque, coloque-os a venda, abrindo uma papelaria virtual, quem quiser uma orientação sobre isso pode entrar em contato conosco através da znk.com.br, para uma implementação rápida e condições facilitadas.

O setor de comércio eletrônico teve um boom de + 80%. Para aqueles que já haviam se equipado com um canal de vendas online, hoje você pode concentrar seus esforços nesse canal. Você não precisa pensar no produto que está vendendo, mas precisa se concentrar nas necessidades emergentes do mercado.

 

Como se comunicar com os clientes

É muito importante que a sua papelaria se comunique com seus clientes. Se você tem uma maneira de se comunicar com seus clientes por meio de uma lista de email ou de uma página social, é hora de fazê-lo. 

Aproveite o WhatsApp e as redes sociais, crie e padronize seus canais o quanto antes. As pessoas estão gastando ainda mais tempo nas redes sociais com este isolamento. Quem souber aproveitar este fluxo e conseguir ganhar a atenção do usuário tem mais chances de não apenas sobreviver, mas reinventar a maneira de “papelar”. *Verbo gabassico* 🤣

 

Promoções

Se você realmente não tem como vender qualquer coisa em sua loja agora, você pode criar parcerias com comércios que estão abertos e criar pontos de retirada com desconto para quem comprar e se dispor a ir até o local indicado. As pessoas ainda não foram abduzidas, só estão em casa e com medo de gastar, por isso nada como um boa promoção para incentivar. Lembre-se de não exagerar no desconto diminuindo muito a sua margem. Vale lembrar também de usar os canais sociais com criatividade ao seu favor.

Além disso, nem todos estão em pânico: durante uma crise, muitas pessoas confiam em que podemos voltar a uma situação pacífica e tendem a comprar bens e serviços com desconto também para o futuro. Uma boa maneira de ter gordura pra poder criar promoções é comprando bem. Quem compra bem, vende melhor. Nisso e em muitas outras coisas, nossa parceira, a associação de papelarias e afins Brasil Escolar, com certeza pode te ajudar. O setor papeleiro precisa se unir mais do que nunca! 

 

O papel das mídias sociais

E se tudo continuar parado e nada puder ser vendido fisicamente? Nesse caso, você precisará se comunicar em seus canais digitais gostando ou não. E criar formatos interessantes e inovadores de publicação será fundamental. Educar e entreter nesse período em que há tanta necessidade de sorrir e passar o tempo é uma ótima maneira de relacionar-se com a clientela. É um investimento em marketing que será útil para quando a situação voltar ao normal e, de qualquer forma, fará bem para sua marca e às suas vendas, senão de forma ultra satisfatória agora, pelo menos nas futuras!

 

Agradeço a você

Espero que tenha te ajudado aqui, peço que deixe o seu comentário e compartilhe com pelo menos 3 pessoas importantes para você. Assim, vamos crescendo juntos!

 

Forte abraço do amigo, Matheus Gabassi

Parceira oficial:

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