Blog da Papelaria – O blog mais Escolar do Brasil

Blog da Papelaria

Nunca é tarde para aprender algo novo!

8 maneiras de conseguir melhores negociações com fornecedores

Melhores negociações com fornecedores

Defina o que você quer

O primeiro passo para conseguir melhores negociações com fornecedores é ter um foco bem definido. É importante saber o que você quer e até onde pode ir em uma negociação.

Tenha certeza do número de produtos que pode comprar, até quanto pode pagar, o prazo de entrega etc. Se você não souber estes pontos básicos, vai acabar sem argumentos em pouco tempo e parecer despreparado. Isto te deixará à mercê da meta do fornecedor.

 

Transmita segurança

Mostre que você conhece bem suas necessidades e o que está disposto a comprar ou não. Prepare teus argumentos e estruture antecipadamente como será o começo, o meio e o fim da conversa.

A chance de chegar próximo ao resultado desejado é maior do que quando se entra em uma negociação “caindo de paraquedas”.

 

Seja educado

Não seja ingênuo, mas não seja rude. Todo mundo sabe que quem compra quer desconto e quem vende quer o preço mais alto, por isso é preciso ter justificativas e persuasão com argumentação.

Boas negociações são aquelas onde encontramos o ponto de equilíbrio para que seja algo justo e bom para todos. O melhor cenário é aquele onde todos ganham.

 

Pague à vista se possível

Se você tem capital suficiente para comprar à vista, com certeza conseguirá um belo desconto com o fornecedor. Não pague à vista só para ter desconto, utilize este poder de barganha só para produtos que tenham venda garantida.

Evite ficar com lotes parados em estoque. Mercadoria parada é dinheiro retido.

 

Compre mais

Outra forma de conseguir preços melhores é aumentando a quantidade da compra, porém cuidado para não gerar um estoque muito alto e cair no mesmo erro de estoque parado.

Planeje suas compras avaliando o ambiente interno e externo. As vezes é melhor ignorar os descontos.

 

Descontos podem sair caros se parados por muito tempo no estoque.

Pesquise parceiros

Se não houver maneira de criar um acordo entre o que você pode pagar e o que o fornecedor quer vender, vale a pena procurar alguém que esteja disposto a uma negociação melhor.

Não somente pela questão do preço, mas por benefícios e trocas comensalistas. Um novo fornecedor pode abrir um leque de oportunidades e de uma compra compra isolada surgir uma parceria duradoura.

 

Prolongue contratos

Prolongar contratos também é uma forma de garantir boas condições se o item vender bastante.

Um contrato de longo prazo oferece segurança ao fornecedor e evita preços flutuantes para o lojista. Como argumento você pode solicitar que no contrato esteja especificado que os valores serão mantidos durante todo o prazo.

Esta é uma boa estratégia para quem depende de um fornecedor, mas não quer ficar totalmente a mercê dele. Isto te protege de novos entrantes concorrentes, você saberá manejar a precificação de forma estratégica, pois o preço de aquisição estará garantido por um longo período.

 

Atenção a lei da oferta e procura

Existem itens que tem maior procura em determinada época do ano. Quando o produto estiver mais barato, pela falta de procura, uma estratégia interessante é comprar uma quantidade significativa e estocar.

 

Evite a compra casada

Comprar vários produtos com o mesmo fornecedor também pode ser uma ótima técnica de negociação para baratear as compras, porém em muitos casos o fornecedor tentará te persuadir a comprar algo que não estava planejado.

Analise com sabedoria os produtos que pode adquirir e proponha algo justo para ambos. É neste ponto que participar de uma associação te ajuda muito.

Na associação Brasil Escolar, por exemplo, você comprar apenas o que precisa e na quantidade que compõe teu estoque e orçamento.

Você compra como papelaria, mas com ótimas condições que muitas vezes só os grandes varejistas conseguem.

A associação Brasil Escolar previamente negocia com os fornecedores e defende os interesses das papelarias, com isso os associados tem vantagens competitivas e preços atraentes para os consumidores.

 

Dica extra… Participe de uma associação

Participar de uma associação como a nossa parceira Brasil Escolar. Uma associação pode lhe ajudar na continuidade e crescimento do negócio. Pensando no futuro, associar-se a um grupo com interesses em comun traz muitas vantagens para longevidade da sua papelaria.

 

Parceira oficial:

Compartilhe:

Você pode curtir
SEJA meMBRO REDATOR

Blogue.

Populares

what you need to know

in your inbox every morning